0

DISCURSO DE FORMATURA DO CURSO DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS – CEULP/ULBRA 2007/1

Posted by FLAVIO ALVES DA SILVA on 17:05
TURMA
PROFª. Mcs. SILVÉRIA APARECIDA BASNIAK SCHIER

ORADOR
FLÁVIO ALVES DA SILVA


Ilmo. Diretor-Geral, Prof. Dr. Marcos F. Ziemer, Ilmo. Coord. do Curso de Letras, Prof. Msc. Domenico Sturiale; Ilmo. Paraninfo, Ivan Cupertino Dutra; Ilmos. Professores, Queridos Pais, Srs. e Srªs. aqui presentes, boa noite.
Hoje é um dia de emoções a flor da pele. O simbólico inunda nossas vidas “reais” ao respirarmos o ar denso de cultura, de saberes, de sonhos. É um ar carregado de ótimas sensações e que nos eleva em corpo e espírito. Tudo isso emana em proporções inimagináveis desse grande acontecimento que é esta FORMATURA. Nós estamos emocionados, felizes. Essa realização também nos fez, entre tantas coisas, tomar coragem de reconhecer e assumir falhas. Às vezes nos fechamos em nossas lutas particulares e acabamos não dando recíproca atenção àqueles que nos destina salutar importância. Por isso reconhecemos aqui nossas falhas, assumimos e, principalmente, pedimos a todos que possamos ter magoado ao longo dessa caminhada que perdoem nossos erros.
Mas hoje não é dia de lamentações. È dia de agradecimentos. Primeiro a Ele, o maior dos Mestres, nosso Grandioso Deus, pela vida e por sua constante ajuda em cada instante. Javé, sabe de cada esforço destes aqui presentes nessa batalha da faculdade e, hoje, nos brinda com a vitória! E depois não há segundos ou terceiros. Temos companheiros constantes. Seres especiais que contribuíram imensamente conosco. Pais e Mães! Tentar encontrar as palavras necessárias para expressar todo o sentimento de gratidão e admiração por tudo o que vocês já fizeram por nós é humanamente impossível. Contudo sabemos que vocês nos entendem como ninguém e com um simples obrigado, um "valeu" e um olhar de gratidão já poderíamos dizer-lhes muito obrigado pela força que nos deram. Obrigado pelo leite quente nas noites em que passamos estudando, pela carona pra não chegar atrasado na aula. Ah! E obrigado também pelo dinheiro da comida e do transporte! Pais, muitos de vocês hoje vêm um sonho concretizado, vocês também estão sentados naquelas cadeiras. Vocês estão ali, refletidos nos sonhos de cada um de nós, não teríamos como lhes recompensar por isto. Nos faltam palavras nesse momento. Então simplificaremos. Pai e Mãe, muito obrigado, valeu, nós amamos vocês.
Nossos mestres também sofreram por nossa causa, mas também nos fizeram sofrer tanto. Ainda bem. Aprendemos para a vida. Obrigado a vocês que foram mais que professores. Foram Mestres. Assumiram seus papéis de construtores do conhecimento e colaboraram conosco para além de nossa vida acadêmica.
Amigos, companheiros, namorados, esposos... Quantas vezes nos procuraram para sair, para conversar ou para namorar e estávamos perdidos entre uma pilha de livros e papéis. Quantas vezes trocados por Bakhtin, Moisés, Clarice, Machado, Marchusch, entre outros... Agradecemos à compreensão, o carinho e o incentivo que nos deram. Obrigado! Sabemos que muitos dos aqui presentes sentem-se acolhidos por estas palavras aqui ditas, pois vocês também são responsáveis por esta loucura. Recebam também os nossos sinceros agradecimentos.
Formandos, segundo São Tomaz de Aquino, o tempo não corre debalde, nem passa inutilmente sobre nossos sentidos; antes, causa nos nossos espíritos efeitos maravilhosos. Estamos rumando para o além-superior, pós-graduações, mestrados, doutorados, novos cursos. Mas o primeiro é sempre o mais marcante, nosso primeiro passo, o quebrar das correntes das limitações e receios juvenis. Já dizia o poeta que “navegar é preciso, viver não é preciso”. Nós, educadores, sabemos que ensinar é preciso e ensinar para a vida. Cabe a nós, futuros mestres como os nossos, ocuparmos nossos papéis na construção de uma educação cada vez melhor. Deixar nossas marcas como educadores e fazermos à diferença na vida de nossos alunos. Nascemos para aprender e morreremos aprendendo, sempre compartilhando o que nos foi passado àqueles que cruzarem nossos caminhos. Que Deus nos ilumine para que possamos ser, no mínimo, corretos e dignos para seguirmos com caráter e não desonrarmos nosso juramento. O grande filosofo Sêneca nos ensinou que “quando o homem não sabe para que porto está rumando, não importa para que lado sopra o vento, pois nenhum deles lhe será favorável.” (Sêneca). Nós sabemos a que portos queremos chegar. Nós faremos a hora e não esperaremos acontecer. Por isso os ventos nos serão favoráveis. A partir de amanhã nos lançaremos às novas batalhas e, certamente, a novas vitórias. Porquanto, hoje é um dia de emoções fortíssimas. Hoje é dia de comemorar.
Obrigado.

|

0 Comments

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Siga-nos

Marcas

Contador de visitas

Copyright © 2009 FLAVIO ALVES DA SILVA All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates