0

LITERATURA... PRA QUE MESMO?

Posted by FLAVIO ALVES DA SILVA on 13:27
A literatura é, sempre foi e será o grande veiculo comunicativo que possibilita uma maior propagação dos conhecimentos, das diversas maneiras de interação social e da cultura de um povo para seus contemporâneos e para a posteridade. A literatura é uma manifestação artística por excelência, pois difere das demais por sua matéria-prima que é, nada mais nada menos, a palavra, a linguagem. O uso do signo lingüístico como unidade de concepção, de construção e de expressão a torna mais abrangente do que as outras artes, possibilitando assim que ela traga em si todas elas e ao mesmo tempo se encontra presente em partículas de tamanho variáveis, mas sempre presentes em todas as outras formas de manifestações do homem. A Literatura é a arte da palavra.
A literatura em sua função cartática, por meio da qual o leitor vive a vida do personagem de maneira a sentir e sofrer suas dores assim como compartilha seus sonhos e alegrias possibilita que o leitor não precise entender de administração de empresas ou economia para saber que cronograma financeiro mal realizado de uma empresa não gera apenas a falência de uma identidade jurídica, mas proporciona a ruína de inúmeras pessoas físicas que possuem sonhos e desejos pelos quais lutam diariamente em seus campos de trabalho em uma árdua rotina de mais-valia e alienação.
Ela tem a competência de elevar nossa capacidade de questionar e interpretar a vida para a partir dos conhecimentos construídos formularmos um pensamento crítico e transformador. Essa forma de pensamento é uma riqueza inigualável, além de um poderoso instrumento de guerra contra o controle ideológico e a manipulação do homem. A literatura também pode assumir formas de crítica à realidade circundante e de denúncia social. Sendo com isso uma literatura engajada que atua na própria realidade como um fator de transformação. Seu uso passa a servir para uma causa político-ideológica.
Sua capacidade de influência e transmutação no ser humano é tão forte e ao mesmo tempo tão sutil que sua utilização a serviço de uma causa político ideológica assume uma dupla face iqualavelmente carcerária e libertadora. A primeira face vai desde sua destruição e seu apagamento como forma de domesticação do pensamento até a construção de um falso pressuposto de nada vale. É muito comum se ouvir que literatura serve apenas para os estudiosos dela mesma e para os eruditos da acadêmica e que para os ignorantes e analfabetos, a literatura não serve para nada. A história nos mostra que muitos dos grandes governantes ditadores e facistas eram também grandes conhecedores da literatura e conseqüentemente pessoas eruditas, contudo se as populações aos quais foram subjugadas fossem também conhecedoras da literatura e de seu poder transformador, no mínimo não teriam sido manipuladas e exploradas de forma tão cruel e duradoura como foram.
A segunda face tem a literatura como forma de expressão, de resistência e de luta para transformação de uma dada realidade, pois “nada nos protege melhor da estupidez do preconceito, do racismo, da xenofobia, do sectarismo religioso ou político e do nacionalismo excludente do que esta verdade que sempre surge na grande literatura: todos são essencialmente iguais. Nada nos ensina melhor do que os bons romances a ver nas diferenças étnicas e culturais a riqueza do legado humano e a estimá-las como manifestação da multifacetada criatividade humana” (Mário Vargas Llosa).
Assim a literatura age por meio de sua produção e difusão como fonte de conhecimento e sua leitura age como luz na escuridão e chaves nas algemas proporcionando a capacidade de ver a realidade sob diversos pontos de vista e propiciando a liberdade sobre as mentes, o corpo e até mesmo as almas. Além, é claro, de proporcionar o satisfatório prazer de viver e conhecer outros lugares, outros mundos sempre possíveis pela arte da palavra.

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL DO TOCANTINS - CADERNO OPINIÃO, SEÇÃO TENDÊNCIAS E IDÉIAS

|

0 Comments

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Siga-nos

Marcas

Contador de visitas

Copyright © 2009 FLAVIO ALVES DA SILVA All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates