0

PROGRAMA DE INCENTIVO A LEITURA DO TOCANTINS É INSERIDO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA - PNLL

No mês de junho de 2010 o Mediadores de Leitura do SESC/TO foi integrado ao Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em conformidade com o Eixo de Ação 2, em três das suas áreas de atuação:
Eixo de Ação 2 – Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores
2.1 – Formação de mediadores de leitura.
Nessa área o Mediadores do SESC/TO atua em sua primeira fase com o Curso de Formação. Acesse http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.asp?proj=1610
2.2 – Projetos sociais de leitura.
2.3 – Estudos e fomento à pesquisas nas áreas do livro e da leitura.
Nessas áreas o Mediadores do SESC/TO atua com as Rodas de Leitura nas escolas e programas da instituição. Acesse http://www.vivaleitura.com.br/pnll2/mapa_show.asp?proj=1615
Sendo PNLL instituído pelo Ministério da Cultura e Ministério da Educação e é um conjunto de políticas, programas, projetos, ações continuadas e eventos empreendidos pelo Estado e pela Sociedade, para promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas no Brasil. Tendo como finalidade assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura, e o objetivos de formar leitores, buscando de maneira continuada substantivo aumento do índice nacional de leitura (número de livros lidos por habitante/ano) em todas as faixas etárias e do nível qualitativo das leituras realizadas; dentre outros.
A inserção e divulgação do Mediadores de Leitura do SESC/TO dentro PNLL é um reconhecimento do Governo Federal à importância e à qualidade do trabalho cultural em literatura desenvolvido pelo SESC/TO, por meio de sua Coordenação de Cultura/Promotoria de Literatura. E reconhecendo e divulgando o SESC/TO como uma instituição que participa ativamente na formação intelectual e cultural do cidadão tocantinense; e proporcionado para seus usuários e para a comunidade em que se insere o acesso, por meio da cultura, a uma melhor qualidade de vida.

Em 2010, já foi realizado (no mês de abril) o Curso de Formação em Mediadores de Leitura capacitando 30 pessoas.
E as Rodas de Leitura - que tiveram seu inicio em maio e vão até outubro de 2010 - estão atendendo a 220 crianças e adolescentes e a 05 instituições, sendo elas:

03 Escolas da rede pública:
Colégio Estadual CEM Castro Alves - aqui são atendidos 35 adolescentes.
Colégio Municipal Paulo Freire - aqui são atendidas 60 crianças.
Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC - aqui são atendidas 35 adolescentes.
01 Escola da rede privada
Colégio Madre Clélia Merlone - aqui são atendidos 60 adolescentes.
01 Associação:
Federação Tocantinense de Kick Boxer Tradicional - projeto social de artes marciais e educação. - aqui são atendidos 30 adolescentes.

É a literatura formando novos leitores da palavra e do mundo, revolucionando o ensino-aprendizagem com a mediação de saberes, e transformando escolas, professores e alunos em construtores e mediadores do conhecimento.

|

0 Comments

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Siga-nos

Marcas

Contador de visitas

Copyright © 2009 FLAVIO ALVES DA SILVA All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates